Aprenda a identificar vazamentos de gás na sua casa

O gás de cozinha ou GLP é comercializado de 2 maneiras: Como botijão ou canalizado nos prédios comerciais e residenciais.
A forma de detectar vazamentos de gás é bem simples na maioria dos casos. Ao sentir cheiro de gás no ambiente o primeiro passo é fechar o regulador do botijão. Em seguida devem ser abertas todas as janelas e portas para aumentar a ventilação. O Gás somente irá causar explosão se houver acúmulo de gás no ambiente.

Uma vez ventilado deve-se proceder ao teste de vazamento da rede , lembrando de apagar todas as luzes e eliminar qualquer fonte de calor.  Utilizar apenas água , sabão e uma esponja macia . Não usar velas, fósforos ou isqueiros para achar o foco do vazamento. Num recipiente misture a água e o sabão para fazer bastante espuma. Em seguida passe uma esponja com bastante espuma pelo regulador e pela mangueira do botijão e em seguida reabra a válvula de gás. Observe atentamente até que apareçam bolhas indicando o local de vazamento do gás.

Uma vez identificada a peça com defeito , providencie a troca da mesma , e refaça o teste com a espuma
após o reparo do sistema. Se o defeito estiver na válvula interna do botijão, transfira imediatamente o botijão para um ambiente
Ventilado e solicite ao seu fornecedor a troca imediata do Botijão.

Detectores de fumaça. Eles podem te salvar.

Saiba mais

Conheça os riscos de um vazamento de gás e saiba como se previnir.

Saiba mais